Dr. Sammyr Abrão Nutrologia

Hipertrofia, 3 Dias para Aumentar a Massa Magra

Hipertrofia, 3 Dias para Aumentar a Massa Magra

A hipertrofia, conhecida como a resposta muscular aos estímulos gerados pela atividade física, é o objetivo de grande parte das pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Afinal, o ganho de massa magra faz muito mais por nós mesmos do que simplesmente definir a silhueta.

 

Claro que essa é, também, uma grande vantagem. Os músculos ajudam a deixar o corpo mais definido, contribuindo também para a sua autoestima e confiança. Em contrapartida, existem ainda outras vantagens do ganho de massa muscular, como por exemplo:

 

Aumento do gasto calórico basal;

 

Mais disposição para as atividades do dia a dia;

 

Melhorias de força e resistência;

 

Performance mais intensa e eficiente nos exercícios e mais!

 

Logo, ganhar músculos pode ajudar você a conquistar todos os seus objetivos. Mas, afinal, quais são as melhores formas de fazer isso? É sobre o que falaremos hoje!

 

 

Confira as 3 melhores dicas para hipertrofia:

 

 

Respeite o descanso

 

Se você começou a praticar exercícios físicos, provavelmente já se deparou com o mantra “no pain, no gain” (ou seja, sem dor, sem resultados). Por mais que isso tenha o seu fundo de verdade, é muito importante ter em mente que a recuperação muscular é tão ou mais importante que o treino em si.

 

O ganho de massa muscular acontece durante o descanso. Portanto, se você está treinando todos os dias – principalmente treinando o mesmo grupo muscular – os músculos não têm tempo de descansar e se regenerar. Consequentemente, você pode passar pelo efeito rebote e perder massa muscular.

 

Para entender melhor: a musculatura só vai crescer quando ela é estimulada além do que está acostumada (disso surge o mantra citado). Para se adequar às condições mais exigentes, o músculo vai se fortalecer. Mas, para isso, ele precisa se recuperar do estresse e tornar a musculatura cada vez mais forte.

 

Então, evite ao máximo repetir os treinos diariamente e respeite os dias de descanso!

 

 

Alimente-se corretamente

 

Além disso, grande parte da hipertrofia acontece também na cozinha. Os alimentos são o combustível que nosso corpo precisa para uma excelente performance na academia, além de garantir uma recuperação mais saudável durante o repouso.

 

Dietas com foco no ganho de massa magra exigem um alto consumo de proteína, principalmente de frango, peixes e ovos. Ao contrário do que você pode imaginar, não é preciso se livrar dos carboidratos de uma vez (já que eles são parte importante da sua energia). Porém, pode-se optar por aqueles com índice glicêmico mais baixo, como batata doce e arroz integral.

 

Turbinar a dieta com fibras e gorduras como abacate, castanhas, nozes, amendoim e amêndoas também pode ajudar você a conseguir mais resultados e em menos tempo, repondo os nutrientes perdidos durante o treino.

 

Ainda assim, tenha em mente que nem todas as dietas funcionam para todo mundo. Portanto, consultar um nutrólogo especializado em hipertrofia é a melhor forma de identificar as suas necessidades e construir uma dieta que funciona para você.

 

 

Faça a reposição hormonal

 

Por sua vez, os hormônios são mensageiros químicos que alteram as atividades celulares. Sendo assim, a testosterona, IGF-1 e insulina são alguns exemplos que contribuem para a hipertrofia.

 

O equilíbrio hormonal é muito importante para desenvolvimento e síntese muscular, evitando o desgaste e também a redução na massa muscular. Por isso, fazer a reposição hormonal pode ajudar você a conquistar resultados mais efetivos.

 

A indicação dos hormônios injetáveis deve sempre partir do nutrólogo. Afinal, esse é o profissional capaz de identificar como está a sua saúde e o que você precisa para melhorar a performance. O tratamento pode ser acompanhado de perto também pelo profissional de educação física, desenvolvendo um treino com foco em hipertrofia.

 

 

Dica extra: nunca treine sem acompanhamento!

 

Por último, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar pode fazer toda a diferença no seu treino.

 

Consultar um clínico geral consiste na avaliação de suas condições de saúde para verificar se você pode praticar qualquer tipo de atividade física. Dessa forma, você não vai sobrecarregar o seu corpo e causar lesões.

 

Enquanto isso, o nutrólogo vai avaliar todas as suas necessidades nutricionais de acordo com os seus objetivos. Você vai conhecer melhor o seu corpo e o que ele precisa para alcançar a performance desejada.

 

Já o educador físico vai montar as séries personalizadas para você e com base no laudo médico. Essa combinação de especialidades é, no fim, o que vai realmente trazer resultados para você e ajudá-lo a conquistar o corpo dos seus sonhos.

 

Viu só como o caminho da hipertrofia pode ser longo, mas não é tão difícil quanto você imaginava? Ao seguir essas dicas, você vai promover um ganho de massa muscular muito mais saudável, cuidando do seu corpo como ele merece ser cuidado.

 

Restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

© 2021 Dr. Sammyr Abrão - Todos os direitos reservados.

Quero agendar uma consulta