Dr. Sammyr Abrão Nutrologia

5 Dúvidas Comuns sobre Terapias Injetáveis

5 Dúvidas Comuns sobre Terapias Injetáveis

Você sabe o que são as terapias injetáveis? Se a resposta é não, acredite: você não está sozinho! Embora elas sejam muito benéficas para melhorar a performance durante a prática de atividades físicas e também responsáveis por um estilo de vida mais saudável, nem todo mundo sabe o que elas são e como funcionam.

 

Pensando nisso, separamos aqui as 5 perguntas mais frequentes para que você se torne especialista no assunto. Vamos conferir?

 

 

Veja 5 dúvidas comuns sobre terapias injetáveis:

 

 

O que são as terapias injetáveis?

 

As terapias injetáveis são um tratamento personalizado e customizado pelo nutrólogo. Elas funcionam da seguinte forma: antes de mais nada, o nutrólogo faz um mapeamento de seu perfil metabólico.

 

Então, com os dados em mãos, ele compreende melhor a fisiologia do paciente e das substâncias já produzidas naturalmente pelo organismo. Tudo isso é feito por meio de exames de sangue, de imagem e específicos para o perfil metabólico.

 

Após uma análise criteriosa, o profissional traça um plano personalizado de administração injetável de vitaminas, minerais, nutrientes, antioxidantes, aminoácidos e substâncias que vão potencializar a sua saúde. O tratamento também é conhecido como soroterapia e visa complementar a nutrição do seu corpo.

 

 

Para que servem as terapias injetáveis?

 

Outra dúvida muito comum dos pacientes é o objetivo da terapia injetável. De forma geral, esse tipo de tratamento conta com alguns objetivos, como por exemplo:

 

  • Melhorar a performance esportiva;
  • Promover a hipertrofia muscular (ganho de massa magra);
  • Combater a sarcopenia (a perda muscular principalmente em idosos);
  • Otimizar o metabolismo;
  • Acelerar o processo de emagrecimento;
  • Repor vitaminas;
  • Construir um estilo de vida mais saudável e;
  • Melhorar a cognição.

 

Elas são, portanto, uma forma de tratamento com foco na sua saúde.

 

 

Quais são os nutrientes usados?

 

Os nutrientes que serão injetados no paciente dependem muito das necessidades de cada organismo. Logo, eles podem variar entre diferentes vitaminas, como a D, essencial para a saúde e longevidade do paciente.

 

Porém, as necessidades do paciente podem exigir também a injeção de aminoácidos, de minerais, de antioxidantes, enfim. É justamente por isso que o mapeamento é feito com antecedência pelo nutrólogo!

 

Vale ressaltar ainda que a duração e frequência do tratamento também variam de acordo com as indicações do nutrólogo. As injeções costumam ser aplicadas de 1 a 2 vezes por semana para conquistar os objetivos desejados.

 

 

Quais são as vantagens das terapias injetáveis?

 

Dentre os principais benefícios de investir nesse tipo de tratamento, sem dúvidas, destacam-se as seguintes:

 

  • Substituição dos medicamentos de via oral;
  • Tratamento constante e que evita que o paciente deixe de tomar alguma dose;  
  • Resultados comprovados de melhoria na performance física;
  • Otimização do metabolismo;
  • Redução de gorduras e;
  • Melhorias no processo de emagrecimento, além da manutenção de um estilo de vida mais saudável.

 

 

Quanto custam as terapias injetáveis?

 

Por último, os pacientes costumam chegar ao consultório com muitas dúvidas em relação ao valor do tratamento.

 

Nesse sentido, é importante saber que o custo é feito com base nas substâncias utilizadas, na frequência de aplicação e até mesmo no valor de consulta padrão do nutrólogo. Sendo assim, não existe um valor unificado para a terapia.

 

O ideal é que o paciente entre em contato diretamente com o nutrólogo para saber mais sobre o custo.

 

 

Entenda quais são as técnicas mais usadas

 

Da mesma forma, a técnica utilizada depende da necessidade de absorção e metabolização dos compostos. As aplicações venosas, por exemplo, são uma técnica rápida e que costuma trazer excelentes resultados.

 

Em contrapartida, existe também a aplicação cutânea, mais lenta, mas também muito eficiente. A técnica utilizada também pode envolver a aplicação muscular ou articular. Nesse caso, o nutrólogo opta por essa modalidade para o tratamento de locais específicos.

 

É importante ter em mente que as terapias injetáveis devem sempre ter o acompanhamento de perto do nutrólogo. A automedicação pode trazer complicações severas para a sua saúde, bem como a administração equivocada das substâncias.

 

Então, para ter a certeza de que você vai aproveitar todos os benefícios provenientes da terapia injetável, é imprescindível marcar a consulta com um nutrólogo de confiança e que vai se responsabilizar por todo o seu tratamento.

 

 

Conclusão: terapias injetáveis são um avanço da medicina para melhorar a performance

 

Como você pode ver, a terapia injetável consiste em um procedimento médico de alto padrão tecnológico e que pode melhorar consideravelmente diversas esferas da sua vida.

 

Seja para melhorar a sua performance na prática de exercícios físicos, para ganhar massa magra, complementar suas necessidades nutricionais ou, simplesmente, guiar uma vida mais saudável, as aplicações podem ser a solução perfeita para ajudar você a alcançar as suas metas.

 

Portanto, não há dúvidas de que elas são um investimento que vale a pena!

 

Se você quiser saber mais sobre terapias injetáveis, deixe o seu comentário abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

© 2021 Dr. Sammyr Abrão - Todos os direitos reservados.

Quero agendar uma consulta