Dr. Sammyr Abrão Nutrologia

Performance

Performance

A performance é uma parte muito importante da prática de exercícios físicos. Afinal, nem sempre a prática pela prática é o suficiente para que você alcance os seus objetivos. Na verdade, se você quer construir um estilo de vida mais saudável e conseguir resultados, é preciso garantir um bom desempenho durante os exercícios.

 

O que nem todo mundo sabe é que a nutrologia tem um papel muito importante na vida dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais. A alimentação é um dos principais fatores que contribuem ou prejudicam nossa saúde. Logo, o acompanhamento profissional pode não apenas melhorar o seu desempenho durante as atividades físicas, mas também trazer uma série de benefícios para a sua saúde.

 

Cada tipo de exercício físico tem sua particularidade, principalmente no aspecto bioenergético. Atletas que fazem levantamento de peso e atletas que fazem natação contam com necessidades diferentes. Portanto, é papel do nutrólogo analisar todos esses fatores para construir um tratamento eficiente para seu paciente, com foco em resultados.

 

 

Qual é o papel da nutrologia na performance esportiva?

 

Cada modalidade esportiva precisa tem necessidades bioenergéticas específicas. Logo, essas necessidades devem ser ajustadas para que o atleta tenha um desempenho melhor durante a sua prática. Nesse sentido, o profissional considera, além das características individuais do paciente, a intensidade do exercício e o seu tipo.

 

De acordo com a nutrologia, a atividade física é definida como movimentos corporais produzidos pela musculatura esquelética, resultando em dispêndio de energia. Enquanto isso, o exercício é uma forma de atividade física estruturada. Ou seja, ele é planejado pelos movimentos corporais para melhorar ou manter a aptidão física.

 

Por sua vez, a aptidão física consiste em um conjunto de atributos da pessoa, configurando a performance física.

 

O acompanhamento profissional com o nutrólogo vai considerar esses três conceitos para desenvolver um tratamento que funciona para você.

 

 

Quais são os benefícios da nutrologia esportiva?

 

Dentre os principais benefícios da nutrologia esportiva, destacam-se:

 

  • Redução do risco de doenças;
  • Aumento da vitalidade;
  • Melhorias na memória do paciente;
  • Sono mais regular e profundo;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Perda de gordura corporal;
  • Melhora da performance esportiva e muito mais!

 

O acompanhamento pode envolver algumas etapas, sempre indicadas pelo nutrólogo especializado em performance. Além de um plano alimentar personalizado, o médico pode indicar também o uso de suplementos esportivos, de terapias de implante hormonal, de medicamentos que vão auxiliar no desenvolvimento e também de um plano de exercícios simplificado.

 

Além disso, o médico vai acompanhar o paciente durante todas as etapas do processo. Com isso, você identifica melhor os resultados e pode também aprimorar a sua performance ao longo do tempo.

 

 

Como funciona a consulta com o nutrólogo?

 

O primeiro passo do tratamento é agendar a sua consulta inicial. Neste primeiro encontro, o nutrólogo vai compreender melhor os seus hábitos, tanto pessoais, quanto relacionados ao esporte, bem como os objetivos que você deseja alcançar. Para compreender melhor o seu organismo, ele pode ainda solicitar exames, como por exemplo:

 

 

Bioimpedanciometria Multisegmentado

 

Esse exame é conhecido por fazer uma avaliação corporal não invasiva da porcentagem de gordura no corpo, a massa de gordura, massa muscular, porcentagem de água corporal e porcentagem de água na massa magra.

 

 

Calorimetria Indireta

 

Já o exame de calorimetria indireta mede a sua Taxa Metabólica em Repouso – as calorias que você gasta enquanto não está praticando exercícios físicos. Essa taxa representa a energia necessária para a manutenção de funções básicas do corpo, como a respiração e os batimentos cardíacos.

 

 

Avaliação Nutroterápica

 

Já a avaliação do plano alimentar é responsável por identificar práticas inadequadas na alimentação. Seu objetivo é mensurar a quantidade, qualidade e harmonia da alimentação do atleta para que se possam estabelecer os pontos de melhoria.

 

Esses são apenas alguns dos exames que podem ser solicitados pelo nutrólogo. Como o tratamento é sempre individual e personalizado, as solicitações são diferentes para cada paciente. Por isso, entre em contato para saber mais!

 

 

Eu preciso de um nutrólogo para melhorar a performance?

 

Como você pode ver, o acompanhamento médico pode fazer toda a diferença na performance do atleta, independentemente de se você é um iniciante na prática do exercício ou profissional. Além de ajudar a prevenir lesões, melhorar a recuperação dos músculos e ajudar também na manutenção do peso corporal, o tratamento nutrológico promove muito mais qualidade de vida e otimização do desempenho físico.

 

A melhor versão de você mesmo pode estar mais próxima do que você imagina. Por meio dos planos personalizados, você vai sentir uma diferença enorme na forma como cuida do seu corpo e dos seus hábitos alimentares. Vale a pena investir!

 

Com o apoio de um profissional, você vai finalmente conquistar todos os seus objetivos e começar a construir um estilo de vida muito mais saudável. Ficou interessado? Então aproveite agora mesmo para agendar a sua consulta inicial!

Contato

Fale com a minha equipe e descubra como a nutrologia pode transformar a sua vida.

43 3326-7030

contato@drsammyrabrao.com.br

Av. Ayrton Senna da Silva, 550

Gleba Fazenda Palhano - Londrina/PR

CEP 86050-460

© 2021 Dr. Sammyr Abrão - Todos os direitos reservados.

Quero agendar uma consulta